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TUDO SOBRE BATERIA....

Definições das partes de uma bateria:


Tambores
A maioria dos tambores possui duas peles, uma numa extremidade do casco, e outra pele na outra. A pele que tocamos chama-se pele batedeira ou de ataque e tem a função de receber o impacto da baqueta afim de transmitir a vibração provocada até a pele de baixo, que tem a função de responder a essa vibração, sendo denominada, portanto, como pele de resposta. Existem alguns tambores e instrumentos de percussão que não possuem a pele de resposta (Isto lhes confere sonoridades diferentes).

Confira no fórum do site batera.com.br um tutorial completo sobre peles:
https://www.batera.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=48301

Pontos de afinação
Os pontos de afinação são os parafusos que pressionam a pele ao casco cilíndrico do tambor. É através deles que podemos regular a tensão da pele, e consequentemente, a quantidade de vibração que ela produzirá e também a nota produzida pela percussão do dito tambor.

Confira no site batera.com.br um tutorial de como afinar sua bateria
www.batera.com.br/bateria/afinacao.asp

Caixa/Snare Drum

A caixa é o tambor mais agudo da batera. É o tambor, juntamente com o bumbo, que mais possui afinações, por ser um dos principais componentes do instrumento. As caixas, em particular, podem ser feitas de madeira ou metal. Geralmente é tocado com baquetas de madeira. A caixa é muito valorizada na música cubana, no funk e no jazz e na música brasileira, até dispensando o uso de tons e surdos. O som particularmente agudo dela se deve a uma esteira de fios metálicos que é colocada na parte de baixo, quando percutido, o tambor faz essa esteira vibrar também, resultando no som peculiar da caixa. Suas medidas não variam tanto, a maioria das caixas possui em média diâmetros de 14''. São também os tambores que em geral apresentam as menores profundidades. Todas as caixas possuem um componente denominado automático, que tem a finalidade de esticar ou afrouxar a esteira metálica, afim de regular o contato entre a pele e a própria esteira, alterando-se assim o som tirado do tambor.

Bumbo/Bass Drum

O bumbo é o tambor mais grave da batera. É o tambor, juntamente com a caixa, que mais possui afinações, por ser um dos principais componentes do instrumento. Bumbos geralmente são tocados com baquetas com ponta de feltro ou pedais com batedores de pontas também de feltro. O bumbo é o componente mais usado no heavy metal e suas variações. Na maioria das vezes é o tambor que apresenta as maiores medidas, tanto em diâmetro quanto em profundidade , geralmente entre 20'' e 22''.

Tons/High Tons

Os tons são os tambores mais agudos entre a caixa e o bumbo. São usados principalmente pra executar viradas, que são combinações de notas que podem, incrementar a estrutura de um compasso, preencher buracos na harmonia da música ou mesmo acompanhar as notas dos outros instrumentos musicais. Geralmente os tons ficam na frente do baterista, seja ele canhoto ou destro. Podem ser montados em cima do bumbo ou em racks, ou podem ser suspendidos por pedestais.Suas medidas variam bastante, desde 8'' até 18'', com profundidades um pouco maiores que as caixas.

Surdos/Floor Toms

Os surdos são os tambores mais graves entre a caixa e o bumbo. Também são usados na execução de viradas, com a particularidade de emitirem um som com mais peso que os tons comuns. Eles geralmente ficam à direita do baterista destro e à esquerda do baterista canhoto. Na maioria das vezes eles possuem uma estrutura própria pra se manter em pé, mas podem também serem suspensos em pedestais e racks. Suas medidas variam bastante, desde 14'' até 18'', geralmente possuem grandes profundidades, as vezes comparáveis com os bumbos, podendo ter o dobro ou o triplo da profundidade de uma caixa, por exemplo.


Pratos
Os pratos servem basicamente pra conduzir/acentuar regiões do ritmo. Todos os pratos possuem corpo e cúpula, o cúpula é a parte mais elevada em relação ao corpo, localizada centro do prato. O corpo é ressonante e grave, a cúpula tem um som mais seco e agudo.

Pratos são fabricados com diversas ligas metálicas diferentes. Uma liga metálica é uma mistura de diferentes metais. Estabeleceu-se um padrão para identificar essas diferentes ligas. Temos como exemplos: B8, B10, B15, B20, etc.

Para entender essa padronização, basta verificar qual o número que está à direita da letra "B". Quanto mais próximo de 20, maior será a quantidade de estanho empregada na fabricação da liga metálica do prato e, consequentemente, melhor será sua qualidade e sonoridade.

Por exemplo, o padrão B8 possui menos estanho, se comparado ao padrão B15.

Aprenda um pouco sobre eles lendo este detalhado tutorial sobre ligas: https://www.batera.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=50144 .

Abaixo, estão listados os principais tipos de pratos:

Chimbal/Hi-Hat

O chimbal é formado por uma dupla de pratos, montados um sobre o outro, fechando-se de modo que as duas cúpulas ficam opostas. Juntamente com a caixa e o bumbo, o hi hat é o principal componente da batera. Usado principalmente para condução, também é muito usado na marcação dos tempos ou contra tempos. Do chimbal podemos tirar efeitos bem peculiares , já que são dois pratos soando ao mesmo tempo , e usando o pedal da máquina de chimbal que sustenta os dois pratos é possível abrir e fechar para multiplicar o som ou então abafá-lo. Suas medidas podem variar bastante. Utiliza-se com bastante frequência o abre-e-fecha da máquina de hi hat em conjunto com o bumbo.

Prato de Condução/Ride

Ele é usado tipicamente para condução, e em raras vezes, para acentuação (principalmente no jazz). Ele é muito duro e pesado pra ser usado como um prato de ataque, então é usualmente utilizadopara condução. A principais características deste prato são o seu peso, sua rigidez e sua cúpula grande. Com tudo isso é possível tirar um "som de sino" dele, e sua é rigidez serve exatamente pra isso. Percutindo o corpo de um condução você irá tirar um som mais aberto e ressonante, um "teemmmmmmmm....". Já tocando a cúpula você vai produzir um som mais seco, agudo e menos ressonante, algo como "timm...", pois ela é a parte mais pesada do prato. O prato de condução é o tipo de prato com as maiores medidas, já que precisa de bastante área de contato com as baquetas. Há pratos de condução que não possuem cúpula (denominados flat-rides), e que possuem o efeito de ressonância potencialisado.

Prato de Ataque/Crash

Ele é bem maleável , para que possa ressoar bastante, a ressonância é a principal característica do crash. Ele emite um som bem aberto e mais "violento". Comumente utilizado para fechar ou abrir os compassos com mais volume, pode também ser tocado durante uma virada, ou ser usado para condução. Geralmente é tocado em conjunto com o bumbo ou com a caixa. Possui medidas medianas, um pouco maiores ou até do mesmo tamanho que os chimbais.

Observação:
Existem pratos que possuem , ao mesmo tempo , características dos pratos de condução e de ataque , são comumente chamados de crash-rides , ou ataques-condução.Este tipo de prato pode ser usado como ambos os tipos.

Splash

Os splashes são, em resumo, pratos de ataque em miniatura. Porém não ressoam tanto quando os pratos de ataque , por possuirem uma massa menor. O som deles é extremamente cortante, algo como "tsssss". Assim como os Crashes, os Splashes são usadas para acentuação, mas quando se exige um volume menor e uma vibração que dure menos tempo. Também pode ser usado para condução. Pode ser tocado junto o bumbo , caixa, durante as viradas, enfim. O splash é o prato que apresenta as menores medidas.

China

O china é o prato que emite o som mais exótico (dai o a referência aos gongos chineses), algo como "xááááá". Em resumo ele é um prato de ataque que apresenta uma curvatura em sua borda(veja a foto acima), essa curvatura lhe confere um som extremamente "sujo" e perfeito para aplicação de efeitos em certas regiões da música. Pode ser tocado junto com a caixa, bumbo ou fazer parte de uma virada também. Geralmente possui a medida de um prato de ataque, ou maior.

Confira no fórum do site batera.com.br um tutorial específico e mais detalhado sobre pratos:
https://www.batera.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=42928

Ferragens/Hardware
As ferragens são, resumidamente, a sustentação do kit, ou o seu esqueleto. Podem dar sustentação a qualquer componente de uma bateria, desde os tambores até os pratos, instrumentos de percussão como bongôs, cowbells, etc. Há versões fabricadas com metais, e fibras artificiais. Os tipos básicos são:

Estante para pratos - tipo normal ou reta

Ela sustenta qualquer tipo de prato, desde os splashes até os rides. Geralmente três pés emborrachados mantém a estante em pé. Geralmente possui regulagem de altura, mas o corpo do pedestal termina em uma dobradiça fixa, que também pode ser regulada, mas não esticada. Especialmente útil quando não se dispõe de tanto espaço pra montar o kit, porém, é mais limitado que o tipo girafa.

Estante para pratos - tipo girafa

É uma estante como a anterior, mas a diferença está aonde o seu corpo termina. Sua dobradiça pode ser esticada ou recolhida, oque permite que aproveitar os buracos na montagem do kit com mais eficiência. Geralmente trazem um contrapeso na extreminadade oposta à dobradiça para manter o equilíbrio quando um prato muito pesado é colocado no pedestal. Porém ele ocupa um pouco mais de espaço que o pedestal tradicional.

Rack

O rack é uma estrutura de sustentação que mantém suspenso praticamente qualquer componente de uma bateria, exceto o bumbo, que geralmente fica no chão. Desde tambores até pratos podem ser montados em um rack, pratos são colocados por meio de extensores, e tambores, por meio de clamps.

Extensores

Um extensor nada mais é do que o último estágio de um pedestal tipo girafa. Pode substituir um pedestal quando não há mais nenhum espaço. Geralmente é montado com o auxílio de um clamp. É usado especialmente para pratos.

Este é um tipo mais simples de extensor, ele geralmente se fixa ao aro de um dos tambores, mas pode também se fixar a alguma parte cilíndrica do kit. Usado também especialmente para pratos.

Clamps

Clamps são pequenas presilhas, que possuem uma garra em ambas as extremidades que se fixam principalmente a componentes cilíndricos, para que outras peças , como tambores e extensores possam se fixar à extremidade oposta.

Tom Holder(Sustentador de Tons)

Cuida da suspensão dos tons em cima do bumbo. Possui regulagens de ângulo e altura.

Estante para Caixa

Cuida da sustentação da caixa. Possui regulagens de ângulo e altura.

Pedal de Bumbo Simples

É usado especialmente para tocar o bumbo com o pé, usando o batedor, ou pirulito, que pode ter ponta de feltro (para um som mais suave) ou de plástico (para um som mais pesado, que valoriza o "kick"), ou então pode trazer as duas versões em um mesmo batedor. Pode também ser usado para tocar cowbells com o pé. O pedal possui uma presilha pra que fique conectado ao bumbo sem se soltar. Possui uma mola que regula a tensão do pedal (controlando a força de ida e retorno do batedor), é possível regular também a altura e a posição do batedor. Pode também possuir agulhas que se fixam ao chão para evitar que o pedal saia do lugar. O pedal pode ser acionado por uma fita ou por uma corrente de metal, simples ou dupla. Pode possuir uma base de metal, ou não.

Pedal de Bumbo Duplo

Este, como o próprio nome diz, possui dois pedais e dois batedores, cada qual com sua regulagem individual. Possui as mesmas características do pedal simples, mas duplicadas. Uma estrutura com várias dobradiças conecta um pedal ao outro.

Confira um tutorial completo sobre pedais neste link do fórum do site batera.com.br:
https://www.batera.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=40925

Máquina de Chimbal

A máquina de chimbal é responsável pela sustentação da dupla de pratos que dá nome a essa estante especial. Possui um pedal, pelo qual o baterista pode controlar o som tirado dos pratos, montados na parte de cima da máquina. Possui regulagens de altura. Geralmente é sustentada por três pés emborrachados, mas por economia de espaço (principalmente pelo pedal duplo) foi desenvolvida uma versão com apenas dois pés, o que dá mais liberdade na montagem do kit. O cachimbo é a peça que fixa o prato de cima, na estrutura metálica que faz o pedal funcionar. Quando o pedal é pressionado, o prato de cima se fecha sobre o prato de baixo. Geralmente fica à esquerda do baterista.


Existe também o chimbal remoto, que pode se montado em qualquer lugar da bateria, com auxilio de clamps/extensores, e pode ser controlado por um pedal ou não. Quando é controlado pelo pedal uma corrente dentro de um fio faz o papel de puxar o prato de cima para baixo.

Acessórios mais usados
Cowbell
Usado frequentemente no samba, bossa, salsa, jazz, funk, ele dá as caras até mesmo no hard rock. Ele pode ser tocado tanto com as mãos quanto com o pé. Para ser tocado com a mão, precisa ser preso por uma presilha em alguma região livre do kit, geralmente ele é fixado no espaço entre a caixa e o surdo, assim fica logo à frente da perna que toca o bumbo. Quando é tocado com o pé, um pedal e uma presilha especial são usados, a presilha mantém o cowbell ereto, com a abertura voltada pra cima, enquanto o pedal (que é um pedal de bumbo convencional) se fixa a essa presilha pra possa se manter conectado com o conjunto e o baterista possa tocá-lo com o batedor do pedal.

Versão com o pedal

Versão para as mãos


Bloco Sonoro

É um pequeno instrumento de percussão, da mesma classe do cowbell, que pode ser feito de materiais artificiais , ou de madeira. Assim como o cowbell, pode ser tocado com pedais ou baquetas, e, assim com o o cowbell, também pode ser afixado com o auxílio de presilhas na parte superior do kit, ou ser fixado em um pedal de bumbo por meio de um adaptador.

Kits de Percussão

São tambores usados na percussão, adaptados para o baterista. Como são sustentandos por pedestais, podem ser adicionados a um kit de bateria.

Timbale

Timbales são uma espécie de tambores cortados ao meio, no sentido da altura. A principal característica deles é que não possuem a pele de resposta, apenas a pele de ataque. A ausência da pele de resposta atribui ao timbale uma sonoridade aguda e bem diferente. É bastante utilizado no reggae.

Octoban

Octobans são tambores bem mais profundos que os convencionais, geralmente com diâmetro de 6'. São tambores bem agudos, até mais doque os tons. Geralmente são organizados em pares, como na imagem. Assim como os timbales, não possui pele de resposta.

Baquetas
Existe diversos tipos de baquetas, com diversos pesos, comprimentos, densidades, espessuras, etc. São sempre vendidas aos pares, pois são fabricadas para assim serem usadas.

Uma baqueta é divida nas seguintes partes :


O Corpo: é a parte maior da baqueta e seu comprimento e diâmetro determinam sua proposta, podendo ser pesada, média, leve, longa ou curta.

O Pescoço: personaliza a baqueta. O maior comprimento oferece flexibilidade, mais rebote e velocidade. Baquetas com pescoço curto proporcionam menos flexibilidade, menos rebote, porém geram mais força, volume e resistência na área de ataque.

O Ombro: une o corpo ao pescoço. Sua posição dentro do comprimento determina o ponto de equilíbrio e a pressão que a baqueta pode exercer sobre os tambores.

O Cabo: Com seu perfil ligeiramente arredondado, também pode ser usado para tocar, produzindo um som grave e pesado.

A Cabeça: ou ponta é a menor parte da baqueta e carrega toda a responsabilidade de transformar o movimento em som. Como área de atrito, sua função é crítica. Portanto, cabeças bem desenhadas e com precisão no corte de seus perfis são fundamentais para a qualidade sonora nos pratos e tambores.

*Informações retiradas do site da C. Ibanez https://www.cibanez.com.br/anatomia_de_uma_baqueta.htm

Algumas baquetas saem de fábrica com uma manopla de borracha, cuja função é aumentar a aderência às mãos.


As baquetas podem ter sua ponta , que é a extremidade arredondada e oposta ao corpo, feita de:

Madeira: o material tradicional, que serve para a maioria dos fins.

Nylon: que realça o som dos pratos, em especial o prato de condução.

Feltro: usado para fazer rulos em pratos e tocar kits de percussão


As pontas de madeira são as que mais variam em forma, podem ter a forma de flecha, ou então oval, dependendo do estilo de música para o qual a baqueta é construída.

Baquetas são diferenciadas também pelo seu peso :


Arrow2A e 2B são as baquetas mais pesadas, específicas pra estilos musicais que exigem um certo volume do instrumento , como o heavy metal.
Arrow5A e 5B podem ser usadas pra qualquer estilo musical, pois seu peso é mediano.
Arrow7A é uma baqueta leve, específica para estilos do qual se exige rapidez nas e definição nas notas, como o jazz/funk.



Existem diversos pesos , mas esses são os principais.

Baquetas especias:
Vassourinha

São baquetas especias para jazz e seus derivados, como a bossa nova, mas que também são muito utilizados na música tipicamente brasileira, como o frevo ou o baião. É formado por um corpo cilíndrico, e um conjunto de pequenos fios metálicos ou plásticos , que tem a função de raspar a pele da caixa, para produzir-se um som como "shhhhhhhhhhh".

Baquetas Acústicas ou Drum Stick Rods

São baquetas especiais para ambientes fechados em que o som se espalha demais. Sua função é conter um pouco do volume de som tirado dos componentes da bateria. Resumidamente, ela é formada por um conjunto de varetas, de mesmo comprimento unidas verticalmente, geralmente de bambu. Geralmente possuem elásticos que permitem ajustar a tensão entre as varetas, quando mais separadas, mais seco será o som produzido, e quanto mais juntas, mais aberto e potente será o som. Também existem variações desse tipo para cada gênero musical.

Características Musicais

Timbre
Timbre é a característica sonora que permite diferenciar sons de mesma frequência, mas emitidos por diferentes fontes. Por exemplo, a nota de um violino e a mesma nota tocado em um piano possuem a mesma frequência, mas não o mesmo timbre. Da mesma forma aplicamos o conceito de timbre aos instrumentos de percussão. Existem tambores e pratos de diferentes timbres. O timbre de um tambor é determinado pela(s) madeira(s) ou pelo metal do qual seu casco é feito, pela espessura do casco, pelo seu diâmetro, pela quantidade e tamanho das saídas de ar, etc. Já oque determina o timbre de um prato é o(s) metal(is) do qual ele é feito, e a sua quantidade empregada, e consequentemente, o seu peso.

Nota Musical
Nota musical é um som que se caracteriza pela sua frequência única. Cada uma das 7 notas musicais vibra numa frequência diferente. Tambores e pratos podem emitir diversas notas. Nos tambores isso será determinado principalmente pela afinação, e depois pelo diâmetro e pela profundidade do tambor. Já nos pratos isso será determinado pelo seu diâmetro apenas.

Vibração
A vibração, nos tambores é controlada pela afinação, quanto mais esticada a pele ficar mais agudo e seco ficará o tambor ficará, e quanto mais frouxa a pele ficar mais grave e ressoante o tambor ficará. A vibração é diretamente relacionada aos harmônicos. Quanto aos pratos, quanto menos espesso e leve o prato for mais ele irá vibrar, e quanto mais espesso e pesado o prato for menos irá vibrar.

Dica: se você não gosta muito do excesso de vibração nos tambores e pratos faça o seguinte:
Pratos: cole, de maneira uniforme, fita adesiva na parte de baixo do prato, isso irá conter um pouco sua vibração.
Tambores: cole, também de maneira uniforme, pedaços de algum tecido bem fofo e grosso, como feltro, na pele de ataque, isso irá reduzir bastante a vibração e vai conter até algum harmônico indesejado.

Harmônico
Os harmônicos são aqueles sons que "sobram" quando você percute um tambor, que podem ser definidos como "metálicos", geralmente bem agudos. Podem ser controlados com a afinação ou com as dicas acima.

 

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